A Paintgap Consulting  Soluções de Gestão para Empresas, Lda foi criada a 3 de Novembro de 2003, com sede localizada no concelho de Penacova, distrito de Coimbra.

A formação desta entidade perspectivava acolher inicialmente duas áreas de negócio bem distintas: a representação de produtos e concomitantemente a prestação serviços de gestão, nomeadamente nas área de contabilidade e apoio à gestão das empresas. Contudo, este projeto por si só não era uma prioridade para os responsáveis da empresa e dessa forma não se verificou o desenvolvimento significativo da mesma:
No que diz respeito à venda de serviços exclusivamente ligados à área da contabilidade, esta situação ocorreu por duas razões essenciais: a primeira pelo fato dos sócios estarem envolvidos noutros projetos profissionais; a segunda pelo fato dos sócios terem formação académica em áreas conexas, as quais pretendiam explorar no futuro, sobretudo em mercados que se caracterizam por um baixo nível de competências específicas dos empresários; No que se refere à representação de produtos, a oportunidade não foi concretizada por questões de viabilidade de negócio: no seguimento da crise dot-com em 2000, pela ótica dos sócios os mercados perspectivavam uma retração, fato que aliás se confirmou e que resultou em 2008 na crise financeira que afetou a maioria dos setores de atividade que atualmente caracterizam a economia portuguesa.

No período entre 2006 e 2008, a Paintgap Consulting, procurando aumentar as oportunidades de negócio e conhecimento do mercado, implementou uma nova ideia que se materializou pela marca Partner. O objetivo era criar uma rede de contatos não virtual (à margem das redes sócio profissionais criadas online), com base na confiança e na relação pessoal, capaz de promover parcerias entre os seus membros e garantir soluções que se traduzissem em vantagens competitivas.

Não sendo um modelo de negócio capaz de capitalizar o valor criado, assume-se já em final de 2008 o desinvestimento de recursos no conceito Partner. Contudo, a iniciativa deve ser considerada um sucesso não só pelas ligações estabelecidas que ainda hoje se mantêm, mas também porque esta fase foi muito importante no que se refere aos que são hoje os valores da empresa: a sua identidade e tradição assentam em bases de confiança e de relação pessoal, que identificam soluções que se traduzam em vantagens competitivas. Daí até 2010 a empresa manteve-se com uma área de negócios que se resumia à prestação de serviços de contabilidade e de assessoria de gestão.

Em finais de 2010, impulsionados pelo potencial de sucesso, os sócios assumiram uma aposta forte na empresa e, por conseguinte, uma ruptura total com a estratégia delineada no passado da empresa. Prescindindo de projetos profissionais noutras empresas, a Paintgap Consulting passou agora a ser uma prioridade e com esta alteração verificou-se um novo enquadramento estratégico baseado em critérios de sustentabilidade e de continuidade para o futuro. Tendo por base as competências e conhecimento da sua direção, a Paintgap Consulting assumiu como “core business” a prestação de serviços de gestão e de desenvolvimento de projetos de candidatura aos fundos comunitários do PRODER. Para o efeito, promoveu a abertura de escritórios em Coimbra e Cantanhede.

No seguimento desta estratégia, em 2012 foi realizado um profundo trabalho de definição da identidade e organização corporativa. Pretende-se promover a evolução da empresa com uma personalidade forte e valores bem definidos, perseguindo a sua própria visão. Esse trabalho resultou também na definição de um modelo de negócio mais sofisticado que assenta em quatro áreas de negócio, a saber: Gestão & Estratégia, Incentivos & Financiamento, Estudos & Projetos e Controlo & Auditoria. Atualmente, a Paintgap Consulting coloca ao dispor dos seus clientes mais de quinze anos de experiência em negócios e empresas na pessoa dos seus responsáveis.